A ALDEIA

Uma família com mais de 50 anos de história!

A ALDEIA DA CRIANÇA é uma OSC Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos – que realiza um trabalho sociocultural com crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, apoiando o desenvolvimento local de suas comunidades e promovendo diversas ações e serviços gratuitos, integrados ao Sistema de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes e de seus principais cuidadores: famílias, educadores e comunidade.

Foi fundada em 1968 pelo Padre alemão Hermann Josef Wüste, que veio em missão ao país e vivenciou a miséria das crianças abandonadas. Sensibilizado com a situação, criou as primeiras Casas-Lar da instituição, seguindo os moldes das existentes no pós-guerra europeu.

Durante cerca de 40 anos a Aldeia atuou desta forma, com casais sociais que recebiam grupos de crianças órfãs e outras encaminhadas pela Vara de Infância e Juventude, vivendo com elas nas 17 casas construídas pela instituição no Estado do Rio de Janeiro - em Nova Friburgo (Amparo e Centenário) e em Banquete (Bom Jardim), nas mesmas condições afetivas de qualquer família consanguínea. Milhares de crianças e adolescentes passaram por essas famílias, deixando e levando marcas significativas desse tempo de convivência!

Durante esse período, desde a década de 90, a entidade já vinha desenvolvendo também ações educativas, culturais e de assistência social com comunidades (crianças, adolescentes, famílias e creches) do Rio de Janeiro, de Petrópolis e de Nova Friburgo, o que acabou posteriormente definindo as prioridades de intervenção para chegarmos ao cenário atual da Aldeia da Criança.

A Aldeia da Criança trabalha pela garantia de direitos das crianças e adolescentes, emancipação de famílias em situação de vulnerabilidade social e fortalecimento dos espaços educativos e comunitários em que estão inseridos.

O projeto central, chamado PORTAS ABERTAS, é o meio pelo qual a Aldeia realiza o atendimento direto à população, através de 3 ações gratuitas:

1. Oficinas socioculturais para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, no contraturno escolar: trabalho de Educação fundamentada na Arte, na cultura popular, na ludicidade e afetividade através de atividades integradas de: Apoio Pedagógico, Dança, Informática, Capoeira, Música, Jiu-jitsu, Teatro, Jogos Cooperativos, Culinária, Artesanato e Oficina das Emoções, além de Rodas de conversa abordando temas prioritários e de Colônias de férias semestrais gratuitas.

2. Cursos profissionalizantes para adolescentes, jovens e adultos: Formação profissional em Corte & Costura e em Serigrafia, incluindo atividades práticas e Capacitação social, com foco no Empreendedorismo. Os cursos oferecem ainda Inclusão digital, noções básicas de Marketing, conhecimentos gerais e Cidadania/ Direitos Sociais, beneficiando, em sua maioria, meninas e mulheres cujas famílias apresentam acesso precário à renda. Possibilita a ampliação da empregabilidade e a autonomia econômica, valorizando a pluralidade, a diversidade (étnica, racial, de gênero e geracional).

3. Acompanhamento Familiar: quando os professores da Aldeia identificam casos de violações graves de Direitos, a Equipe Técnica é acionada para oferecer apoio profissional e personalizado, construindo com os responsáveis por esses núcleos familiares mais vulneráveis planos de ação para o enfrentamento e superação de seus principais desafios, realizando também visitas domiciliares, suportes emergenciais, encaminhamentos à Rede socioassistencial e ao mercado de trabalho, Rodas de Conversa temáticas, além dos Cursos Profissionalizantes de Corte & Costura e Serigrafia. 

A Aldeia desenvolve o seu trabalho em 4 núcleos no Estado do Rio de Janeiro: na capital (Complexo do Turano) e na região serrana: em Nova Friburgo (Conselheiro Paulino e Centenário) e em Petrópolis (Contorno).

MAPA DE ATUAÇÃO

A gestão institucional é feita por um colegiado de voluntários (membros do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal) e por uma equipe executiva que atua em todos os núcleos em prol da qualidade e sustentação do trabalho, favorecendo o desenvolvimento da missão.

THAÍS SANTOS
Conselho Diretor
(mandato 02/05/2022 até 01/05/2024)

NYETA MAGALHÃES CAMPOS
Conselho Diretor
(mandato 02/05/2022 até 01/05/2024)

LUCIA CASOY DE QUEIROZ
Conselho Diretor
(mandato 02/05/2022 até 01/05/2024

SONJA ANNLIESE KIENZLE
Conselho Diretor
(mandato 02/05/2022 até 01/05/2024

EDER VIEIRA
Conselho Fiscal
(mandato 02/05/2022 até 01/05/2024)

KENIA R. ROCHA
Conselho Fiscal
(mandato 02/05/2022 até 01/05/2024)

LUIZ ALBERTO G. V. NASCIMENTO
Conselho Fiscal
(mandato 02/05/2022 até 01/05/2024)

FERNANDA MILANEZ
Equipe Executiva
(Gerência)

JANAINA GRALATO
Equipe Executiva
(Mobilização de Recursos e Apoio ao Desenv. Organizacional)

FLORA ALBUQUERQUE
Equipe Executiva
(Coordenação Administrativa)

CRIANÇAS, ADOLESCENTES E FAMILIARES ATENDIDOS NOS NÚCLEOS

390

NOVA FRIBURGO
(Cons./ Centenário)

210

PETRÓPOLIS
(Contorno)

100

RIO DE JANEIRO
(Complexo do Turano)

Núcleo Friburgo
CONS. PAULINO 

Núcleo Friburgo
CENTENÁRIO 

Núcleo Petrópolis
CONTORNO

Sede da Aldeia Rio
MARACANà

© ALDEIA DA CRIANÇA
Todos os direitos reservados

MP DESIGN