Cadastre seu email e receba
novidades


colabore


Sobre nós


A Aldeia da Criança foi fundada em 1968 através de uma parceria brasileira-alemã e visava abrigar crianças em situação de abandono por meio de Casas Lar. Durante quase 26 anos essa foi a missão da entidade, que chegou a proporcionar a estruturação de cerca de 20 Casas Lares. A partir de 1994 passou a atuar no nível comunitário através do apoio a creches comunitárias e públicas (Centros Educativos) e por meio do projeto “Portas Abertas”, caracterizado pela abertura de espaços institucionais que visam fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, com atividades socioeducacionais (esportivas, artísticas, reforço escolar e lazer) oferecidas no contra turno escolar.

 

Vemos a comunidade como um todo, porém atuamos oferecendo suporte às famílias por meio de atendimentos individuais e em pequenos grupos, visitas domiciliares com orientação, encaminhamento e acompanhamento à rede de serviços para sanar problemas de saúde, educação, emprego, moradia, previdência etc. Nas ações em rede, atuamos em Conselhos Municipais e provocamos reuniões com instituições públicas e privadas para fomentar participação e busca conjunta de soluções.

 

A missão da Aldeia é, portanto, fomentar estratégias e atuar em prol do desenvolvimento local, fortalecendo e qualificando ações de apoio a crianças, adolescentes, famílias e comunidades em situação de pobreza e vulnerabilidade.

 

Desenvolvemos hoje esta missão no Estado do Rio de Janeiro: na Região Serrana (Nova Friburgo e Petrópolis), na Capital e na Região Metropolitana, entendendo as atividades não como fim, mas como meio de promover mudanças.Veja onde estamos trabalhando.

 

1